Workshop ASTRID: Accessibility, Social justice and TRansport emission Impacts of transit-oriented Development

Data: 
12/07/2016 - 08:00 - 13:00
Local: 
Auditório IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Seminário para avaliação junto com tomadores de decisão do projeto temático FAPESP ASTRID: Accessibility, Social justice and TRansport emission Impacts of transit-oriented Development strategies, aprovado na chamada “FAPESP-ESRC-NOW Joint Call for Transnational Collaborative Research Projects.
 
Inscrições: serão feitas no dia do evento (participação gratuita)
 
Programação
 
 
Motivação do projeto:
O crescimento e prosperidade das cidades estão ligados à sua densidade populacional. Mas as vantagens de morar em uma grande cidade não são igualitariamente distribuídas a todos os cidadãos, e ainda essa distribuição não é socialmente justificada, já que grupos que se beneficiam da alta densidade e melhores conexões não são os mesmos que estão sujeitos aos maiores congestionamentos e má qualidade do ar. E essas desigualdades são experimentadas em diferentes áreas urbanas no mundo.
A presente pesquisa irá comparar as áreas metropolitanas da Inglaterra, Holanda e Brasil para identificar os processos e as circunstâncias que reduzem ou ampliam as diferenças sociais existentes.
Para essa avaliação serão realizados experimentos de exposição da população à poluição atmosférica pelos diferentes modais de transporte e pesquisa e levantamento de dados sobre o acesso ao transporte público pela população.
Para que os resultados possam ser utilizados em políticas públicas pretende-se que os tomadores de decisão sejam engajados na sua elaboração e discussão de resultados com o fim de apresentar caminhos para a ampliação da justiça social em São Paulo.