Novidade: senseBox instalada na Estação Meteorológica do IAG/USP

Agora temos uma senseBox instalada na Estação Meteorológica
 
Desde a última segunda-feira (10/10/2016) uma senseBox está em funcionamento na Estação Meteorológica do IAG. A senseBox é um conjunto de sensores Arduino com finalidade de realizar medições meteorológicas. Essas medições são automaticamente enviadas para o site do projeto, integrando uma pequena rede de estações meteorológicas. 
 
senseBox instalada e em operação na Estação Meteorológica do IAG/USP; dados podem ser consultados online
 
A senseBox é um projeto do Institute for Geoinformatics da Universidade de Münster com parcerias de outras instituições alemãs. Seu objetivo educacional, sem a finalidade de competir com estações meteorológicas oficiais. Trata-se de uma ferramenta open source, que ajuda a ensinar programação e eletrônica para estudantes e jovens pesquisadores. Os estudantes aplicam esses conhecimentos ao monitoramento ambiental.
 
Os dados da senseBox instalada na Estação Meteorológica do IAG/USP podem ser diretamente consultados no site do projeto. Um grande destaque é que um dos sensores da senseBox realiza medições de raios ultravioleta, informação bastante requisitada por estudantes e pesquisadores. 
 
Além do IAG, há outra senseBox instalada na USP no Pelletron, do Instituto de Física. Membros do projeto também instalaram o equipamento em outros pontos da cidade de São Paulo, especificamente em escolas e instituições ligadas à cultura alemã, como o Colégio Porto Seguro e o Instituto Goethe. 
 
Saiba mais:
 
Texto de Samantha N.S. Martins Almeida, meteorologista da Estação Meteorológica do IAG.
AnexoTamanho
sensebox.jpg188.55 KB